Cacá Nazário em entrevista conta que começou a estudar Teatro para depois então se engajar no Cinema. |
Na construção de um curta-metragem: em meio aos roteiros, disposições de câmera, enquadramentos e edição, está impressa a experiência de vida do sujeito que o produz. Analisando três gerações de roteiristas com seus respectivos curtas-metragens e documentários, vemos o nível de profissionalização dos filmes ligados à maturidade do cineasta, a paixão por cinema e anseios de uma carreira são diferentes em cada geração. Os roteiristas entrevistados são Anderson Vigel, Pedro Grossler e Cacá Nazário.
Anderson Vigel em viagem a São Paulo. |
Pedro Grossler em entrevista. |
“Cinema é imagem, não texto. Roteiristas escrevem imagens.”
Dono de uma sensibilidade ímpar para o cinema e motivação presente desde muito jovem, Caca Nazário possui 4 curtas em seu currículo. O mais novo é “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, que conta a história do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e foi premiado em diversos festivais. Caca relata que através dos ensinamentos de seu pai obteve o entusiasmo pela cinematografia. Aos 53 anos, e com um olhar crítico presente a todo momento, define cinema como uma arte condensada. Para obter a realização de um curta de qualidade é necessário principalmente uma equipe competente: diretor, fotógrafo e um técnico de som, diz o cineasta. Para ele, a obtenção de financiamentos para a produção de curtas é direcionada exclusivamente para aqueles que já possuem um currículo, então indica para todos que iniciam nessa área a parceria com outros iniciantes interessados, assim, agregando talentos se alcança um resultado de qualidade.
Em cada etapa de nossa vida, nossa percepção sobre as coisas que nos envolve é diferente. Para as lentes e letras dos roteiristas apresentados o esquema é o mesmo, a cada geração o profissionalismo aumenta; as ideias se aperfeiçoam; o jeito de ver cinema como uma arte e um negócio elaboram-se e o amor pela 3ª arte amadurece. Anderson com seu mistério colegial, Pedro com a humanidade dos personagens do seu curta e grandeza do documentário de Caca Nazário, apresentam três gerações com o mesmo foco de paixão: cinema. Cinema não baseia-se na idade do homem, mas sim na evolução humana.
Confira a seguir um vídeo que conta mais sobre cada um dos curtas/documentários com comentários dos nossos roteiristas sobre a visão que eles tem de roteiro:
Em cada etapa de nossa vida, nossa percepção sobre as coisas que nos envolve é diferente. Para as lentes e letras dos roteiristas apresentados o esquema é o mesmo, a cada geração o profissionalismo aumenta; as ideias se aperfeiçoam; o jeito de ver cinema como uma arte e um negócio elaboram-se e o amor pela 3ª arte amadurece. Anderson com seu mistério colegial, Pedro com a humanidade dos personagens do seu curta e grandeza do documentário de Caca Nazário, apresentam três gerações com o mesmo foco de paixão: cinema. Cinema não baseia-se na idade do homem, mas sim na evolução humana.
Confira a seguir um vídeo que conta mais sobre cada um dos curtas/documentários com comentários dos nossos roteiristas sobre a visão que eles tem de roteiro:
A Photo (2011) é um curta-metragem com duração de 14 minutos, com roteiro de Anderson Vigel que foi realizado para um festival estudantil do Colégio Ipuc (Canoas -RS), com a organização do professor de inglês Renato Alessandro S. de Souza. O projeto que teve início em 2010, inicialmente chamado de Mini Oscar IPUC, teve como objetivo trabalhar com os alunos novas formas de comunicação. Em 2012, o projeto passou a fazer parte do calendário da escola como festival. Foram seis trabalhos inscritos, entre eles o citado “A Photo” que envolve um mistério em torno de uma fotografia de uma menina desconhecida, a história do curta se desenrola na busca da menina da foto e de quem é o dono da fotografia. Se tornando um mistério cada vez maior para os personagens da trama. (Imagem: divulgação)
Editor: Wendyel Borin.
Texto: Fernando Rigon, Pedro Carrizo e Wendyel Borin.
Vídeo: Débora Neto e Julia Fernandes.
Edição de Foto: Fernanda Freymann.
Retranca: Karem Rodrigues.
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